fbpx

O Observatório Social do Brasil – Limeira realiza o Ranking de Transparência e Governança Pública dos municípios da região de Limeira, SP. O trabalho avalia 10 prefeituras e conta com apoio técnico e metodologia da Transparência Internacional – Brasil. A avaliação 2023 revelou um cenário insatisfatório de transparência e governança pública na região. Nenhuma prefeitura atingiu nível ótimo ou “bom” de transparência. A maioria das cidades avaliadas (6) apresentou nível “regular”, e 4 prefeituras foram classificadas no ranking como “ruim”.

Mostrando resultados para:
Cidades avaliadas
10
Desempenho médio (2022)
43,0 pts
Desempenho médio (2023)
41,5 pts
Melhor nota (2023)
Limeira (55,6 pts)
Pior nota (2023)
Artur Nogueira (28,5 pts)
Cidades avaliadas
10
DESEMPENHO MÉDIO (2022)​
43,0 pts
Desempenho médio (2023)
41,5 pts
Melhor nota (2023)
Limeira (55,6 pts)
Pior nota (2023)
Artur Nogueira (28,5 pts)
O detalhamento das notas indica que os maiores desafios para assegurar transparência e participação social se concentram na dimensão legal, que monitora a regulamentação e aderência, em nível municipal, do órgão avaliado às normas que protejam os direitos de acesso à informação e de defesa de interesses dos cidadãos. Nenhuma das 10 cidades avaliadas mostram que possuem regulamentação de conflitos de interesses e lei de proteção ao denunciante, duas normas cruciais para o combate à corrupção.

Apenas dois municípios (Iracemápolis e Conchal) possuem portal ou seção de compras públicas, ferramenta importante para o controle social. Porém, nenhuma prefeitura tem plataforma para acompanhamento de obras públicas. Além disso, somente Capivari possui um portal com informações sobre todos os conselhos de políticas públicas ativos na cidade. Por outro lado, apenas Limeira possui um Conselho de Transparência ou Combate à Corrupção.

Sobre o OSB - Limeira

O Observatório Social do Brasil – Limeira é um espaço democrático e apartidário para o exercício da cidadania. A organização atua no interior de São Paulo na prevenção da corrupção, controle e monitoramento dos gastos públicos com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública. Ela conta com o trabalho voluntário de mais de 100 cidadãos limeirenses que transformaram o seu direito de indignar-se em atitude, em favor da transparência e da qualidade na aplicação dos recursos públicos. Saiba mais e apoie o OBS – Limeira!
Grupo de Trabalho

Limeira | São Paulo

O Observatório Social do Brasil – Limeira realiza o Ranking de Transparência e Governança Pública dos municípios da região de Limeira, SP. O trabalho avalia 10 prefeituras e conta com apoio técnico e metodologia da Transparência Internacional – Brasil. A avaliação 2023 revelou um cenário insatisfatório de transparência e governança pública na região. Nenhuma prefeitura… Continuar lendo Limeira | São Paulo

LÍDER

Aviso de cookies

Este site utiliza cookies. Ao continuar, você compartilhará informações sobre sua navegação. Aviso de privacidade.