fbpx

O Instituto Nossa Ilhéus realiza o Ranking de Transparência e Governança Pública dos municípios do Litoral Sul da Bahia. O trabalho avalia 26 prefeituras e conta com apoio técnico e metodologia da Transparência Internacional – Brasil. A avaliação 2023 revelou um cenário insatisfatório de transparência e governança pública na região. Apenas Itajuípe (85 pontos) recebeu classificação “ótimo”. Em último lugar ficou Uruçuca (26,4 pontos).

Mostrando resultados para:
Cidades avaliadas
26
Desempenho médio (2022)
44,7 pts
Desempenho médio (2023)
46,1 pts
Melhor nota (2023)
Itajuípe (85 pts)
Pior nota (2023)
Uruçuca (24,6 pts)
Cidades avaliadas
26
DESEMPENHO MÉDIO (2022)​
44,7 pts
Desempenho médio (2023)
46,1 pts
Melhor nota (2023)
Itajuípe (85 pts)
Pior nota (2023)
Uruçuca (24,6 pts)
O detalhamento das notas indica que os maiores desafios para assegurar transparência e participação social se concentram na dimensão de Legislação e em Comunicação, Engajamento e Participação que monitoram a existência e publicidade de legislação para prevenir corrupção e também de área destinada a notícias e informações atualizadas, assim como de mecanismos de participação social onde prestem contas à sociedade sobre suas ações e promovam a participação social.

Quase todos os municípios avaliados (22 dos 26) publicam que já regulamentaram a Lei de Acesso à Informação (LAI). Por outro lado, apenas um município (Mascote) apresenta sua regulamentação de Conflitos de Interesses. Ilhéus e Itajuípe são os únicos dois municípios que possuem uma página ou portal com informações sobre todos os conselhos de políticas públicas ativos, com lista de membros, contatos e calendário de encontros. Mas nenhum dos 26 avaliados possuem Conselho de Transparência e Combate à Corrupção para garantir a participação da sociedade e o controle social.

Sobre o Instituto Nossa Ilhéus

O Instituto Nossa Ilhéus é uma iniciativa apartidária que busca a aproximação da sociedade civil e do poder público, atuando com advocacy e projetos que fortaleçam o alinhamento da vocação natural do sul da Bahia com o desenvolvimento sustentável. A Oscip trabalha com três eixos de atuação: ‘Educação para Cidadania’, ‘Monitoramento Social’ e ‘Impacto em Políticas Públicas’. Saiba mais e apoie o trabalho do Instituto Nossa Ilhéus!
Grupo de Trabalho

Litoral Sul da Bahia

O Instituto Nossa Ilhéus realiza o Ranking de Transparência e Governança Pública dos municípios do Litoral Sul da Bahia. O trabalho avalia 26 prefeituras e conta com apoio técnico e metodologia da Transparência Internacional – Brasil. A avaliação 2023 revelou um cenário insatisfatório de transparência e governança pública na região. Apenas Itajuípe (85 pontos) recebeu… Continuar lendo Litoral Sul da Bahia

LÍDER

Aviso de cookies

Este site utiliza cookies. Ao continuar, você compartilhará informações sobre sua navegação. Aviso de privacidade.