A Transparência Capixaba realiza o Ranking Capixaba de Transparência e Governança Pública. O trabalho avalia as 78 prefeituras do Espírito Santo e conta com apoio técnico e metodologia da Transparência Internacional – Brasil. A avaliação 2023 revelou um cenário de mudança positiva em relação à transparência e governança pública nos municípios do Estado. Empatados com a nota máxima (100 pontos), classificação “ótimo” e em primeiro lugar estão as prefeituras de Afonso Cláudio, Cachoeiro do Itapemirim, Vila Velha, Vitória e Colatina. Já na lanterna do ranking, está o município de São José do Calçado (20,9 pontos) com nível “ruim”. 

Mostrando resultados para:
Cidades avaliadas
78
Desempenho médio (2022)
53,6 pts
Desempenho médio (2023)
70,7 pts
Melhor nota (2023)
Afonso Cláudio, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Vila Velha e Vitória (100 pts)
Pior nota (2023)
São José do Calçado (20,9 pts)
Cidades avaliadas
78
DESEMPENHO MÉDIO (2022)​
53,6 pts
Desempenho médio (2023)
70,7 pts
Melhor nota (2023)
Afonso Cláudio, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Vila Velha e Vitória (100 pts)
Pior nota (2023)
São José do Calçado (20,9 pts)
Apesar dos avanços, dos 78 municípios menos da metade divulga a agenda do chefe do executivo diariamente e de forma antecipada. Além disso, em relação à comunicação e participação, apenas 12 municípios possuem Conselho de Transparência e Combate à Corrupção para garantir a participação da sociedade e o controle social e um portal com informações sobre todos os conselhos de políticas públicas ativos nos municípios.

Sobre a Transparência Capixaba

A Transparência Capixaba atua no Espírito Santo, desde 2001, no combate à corrupção, no fortalecimento da democracia e no incentivo à participação ativa da população no controle social. A entidade não possui vínculos político-partidários, não recebe verbas públicas e atua com voluntários, voluntárias e parceiros com interesses comuns de aperfeiçoamento do ambiente público e das instituições democráticas. Saiba mais e apoie o trabalho da Transparência Capixaba.
Grupo de Trabalho

Espírito Santo

A Transparência Capixaba realiza o Ranking Capixaba de Transparência e Governança Pública. O trabalho avalia as 78 prefeituras do Espírito Santo e conta com apoio técnico e metodologia da Transparência Internacional – Brasil. A avaliação 2023 revelou um cenário de mudança positiva em relação à transparência e governança pública nos municípios do Estado. Empatados com… Continuar lendo Espírito Santo

LÍDER

Aviso de cookies

Este site utiliza cookies. Ao continuar, você compartilhará informações sobre sua navegação. Aviso de privacidade.