Índice de Transparência e Governança Pública 2022

Mato Grosso do Sul

20ª posição entre os 27 entes avaliados

O governo de Mato Grosso do Sul cumpriu parte dos requisitos exigidos pela avaliação e atingiu um desempenho considerado ‘regular’. O estado apresenta regulamentação da minoria das normas consideradas essenciais para a promoção da integridade e transparência e pode melhorar o seu desempenho ao publicar dados detalhados sobre emendas parlamentares estaduais, obras públicas, incentivos fiscais, concessões de crédito e financiamentos, notas fiscais eletrônicas, registros públicos de empresas, além de publicar as agendas das autoridades estaduais. Mato Grosso do Sul também pode promover mais políticas participativas, envolver os cidadãos na tomada de decisão e implementar conselhos participativos. 

Compartilhe esses resultados:

56.2

/ 100 PTS

Regular

Marcos Legais

61.1

Plataformas

90

Administração e Governança

60.9

Transparência Financeira e Orçamentária

53.1

Transformação Digital

58.3

Comunicação

66.7

Participação

42.9

16.7

Dados Abertos

Junte-se a nós por mais transparência!

Os resultados do Índice de Transparência e Governança Pública 2022 mostram que nenhum estado brasileiro publica informações completas sobre o uso de emendas parlamentares.

 

É direito do cidadão saber como é destinado o dinheiro público e a maioria dos governos estaduais ainda falha em garantir acesso adequado a informações sobre obras públicas e dados de incentivos fiscais.

 

Precisamos melhorar a transparência pública no Brasil e você pode fazer uma grande diferença nesta batalha!

 

Entre nessa campanha e ajude a aumentar nossa voz por um Brasil mais transparente e íntegro!

Sobre o Índice

O Índice de Transparência e Governança Pública será publicado anualmente com a avaliação dos entes públicos brasileiros a partir de critérios essenciais para sua integridade. Esta será mais uma ferramenta para que cidadãos, a imprensa e os próprios órgãos de controle possam comparar a evolução dos níveis de transparência e governança pública do país.

 

Em 2022, a Transparência Internacional – Brasil desenvolveu a metodologia e avaliou os 27 governos estaduais e distrital e apoiou e capacitou oito organizações da sociedade civil para que fizessem a avaliação dos governos municipais nas regiões onde atuam.

 

Ainda em 2022 será publicada a segunda rodada de avaliações dos municípios e, em 2023, a avaliação das assembleias legislativas de todo o país.

 

Este projeto conta com o apoio do Instituto Clima e Sociedade, da Fundação Konrad Adenauer Brasil e de recursos da União Europeia.

Confira a avaliação do seu estado clicando no mapa ao lado