fbpx

Bahia

15ª posição entre os 27 governos avaliados

O governo da Bahia cumpriu boa parte dos requisitos exigidos pela avaliação e atingiu um desempenho considerado ‘bom’. O estado apresenta regulamentação de parte das normas consideradas essenciais para a promoção da integridade e transparência e pode melhorar o seu desempenho ao publicar dados detalhados sobre emendas parlamentares estaduais, obras públicas, concessões de crédito e financiamentos, notas fiscais eletrônicas, além de publicar as agendas das autoridades estaduais. A Bahia também pode promover mais políticas participativas e envolver os cidadãos na tomada de decisão.

Compartilhe esses resultados:

64.5

/ 100 PTS

Bom

Marcos Legais

33.3

Plataformas

100

Administração e Governança

34.8

Transparência Financeira e Orçamentária

51

Transformação Digital

70.8

Comunicação

100

Participação

42.9

83.3

Dados Abertos

Bahia

10ª posição entre as 27 assembleias avaliadas

A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) alcançou 46 pontos e teve seu desempenho considerado “regular” no Índice de Transparência e Governança Pública. O item com pior desempenho da Bahia foi o quesito Plataformas, que trata dos meios e canais necessários para a garantia de transparência (portais da transparência e de dados abertos, e-SIC e ouvidoria). A segunda pior área avaliada no estado baiano foi a dimensão Transparência Administrativa que avalia a existência e qualidade de dez bases de dados consideradas essenciais para a transparência das Assembleias Legislativas, principalmente em questões de transparência orçamentária-fiscal, como salários dos servidores, verbas indenizatórias, despesas, contratos e licitações. Nas questões de transformação digital, a Assembleia Legislativa da Bahia obteve um bom desempenho. A Casa possui o aplicativo “Alba”, onde os cidadãos podem acompanhar o processo legislativo, a formação das comissões temáticas permanentes e temporárias, representação partidária e notícias. A assembleia baiana também é uma das que utilizam inteligência artificial em seu portal, por meio da Assistente Virtual da Assembleia Legislativa da Bahia (AVA). Já no quesito Participação e Engajamento, a assembleia pode avançar na disponibilização de ferramentas de participação em formato de enquete e oferecer canais para receber propostas legislativas de cidadãos e entidades. Também deve disponibilizar em seu portal ferramentas de acessibilidade, em conformidade com normas de acesso a pessoas com deficiência. Além disso, mesmo a Assembleia Legislativa da Bahia sendo pioneira em transformação digital, segundo os dados do ITGP, ela deve avançar na divulgação básica de informações parlamentares e administrativas, em locais apropriados para a divulgação de banco de dados, como portal de dados abertos, em um canal e-sic e um canal de ouvidoria para receber casos de denúncia de corrupção.

Compartilhe esses resultados:

46

/ 100 PTS

Regular

Marcos Legais

42.9

Plataformas

20

Governança

52.8

Transparência Legislativa

39.6

Transparência Administrativa

25

Comunicação

54.6

Participação e Engajamento

37.5

90

Transformação Digital
Grupo de Trabalho

Bahia

O governo da Bahia cumpriu boa parte dos requisitos exigidos pela avaliação e atingiu um desempenho considerado ‘bom’. O estado apresenta regulamentação de parte das normas consideradas essenciais para a promoção da integridade e transparência e pode melhorar o seu desempenho ao publicar dados detalhados sobre emendas parlamentares estaduais, obras públicas, concessões de crédito e… Continuar lendo Bahia

LÍDER

Aviso de cookies

Este site utiliza cookies. Ao continuar, você compartilhará informações sobre sua navegação. Aviso de privacidade.